Águas do Piauí moderniza abastecimento em Castelo do Piauí

Publicado em: 27/10/2025 10:41

A Águas do Piauí vem investindo continuamente na modernização e melhoria do sistema de abastecimento de Castelo do Piauí. Desde a substituição de bombas da captação de poços à instalação de equipamentos que monitoram em tempo real o comportamento dos sistemas, a concessionária segue atuando para levar água de qualidade e com mais regularidade aos moradores da cidade.

“Tão logo assumimos a operação em Castelo do Piauí, tivemos que substituir o conjunto motobomba do poço que atende os bairros Bela Vista, Cohab e Nossa Senhora das Graças. Também trocamos a bomba do poço que atende os bairros Reffesa, Trindade e São Camilo, e do poço que abastece os bairros Matadouro e Perpétuo Socorro. Todas estas intervenções foram para garantir a continuidade do abastecimento, tendo em vista que os equipamentos que recebemos estavam apresentando falhas e defasagem”, detalha a gerente executiva da Regional Meio Norte da Águas do Piauí, Flávia Miranda.

A reativação de um poço em Castelo do Piauí também melhorou o fornecimento de água no Loteamento Marvão e nos bairros Piçarra e Mutirão, beneficiando aproximadamente 1.800 moradores.  “Substituímos o quadro de comando de acionamento do poço principal da sede, que atende 70% dos bairros do município, por quadros mais modernos e robustos, que contribuem para prevenir a queima de bombas, paradas do bombeamento e falhas de acionamento”, completa a gerente executiva.

(Foto: Ascom Águas do Piauí)

Além disso, a concessionária instalou 10 data loggers, que são equipamentos tecnológicos que acompanham, em tempo real, o comportamento hidráulico do sistema, auxiliando na identificação de falhas, checagem de variações de pressão e possíveis vazamentos. Já como medida preventiva para minimizar os efeitos da estiagem em Castelo, equipes especializadas realizaram o rebaixamento das bombas de captação subterrânea.

Revitalização de poços inicia nesta segunda (27)

Flávia Miranda adianta que novas ações já estão programadas, entre elas a revitalização dos principais poços da cidade; redimensionamento das bombas adequando-as ao cenário atual de captação do município com a demanda de consumo; além da setorização da cidade com a instalação de Registros de Gaveta (RGs), permitindo melhor controle operacional e redução de perdas.

A revitalização dos poços, inclusive, inicia nesta segunda-feira (27) e tem como objetivo melhorar a qualidade da água fornecida para a população, além de ampliar a capacidade de produção e distribuição do sistema de abastecimento. “Este serviço é realizado em etapas, com duração média de dois a três dias por poço. Durante a execução da revitalização, vamos disponibilizar caminhões-pipa para reduzir os impactos no fornecimento de água aos moradores”, explica a gerente executiva.

O cronograma de revitalização dos poços de Castelo do Piauí é o seguinte:

 

Data: 27 e 28 de outubro

Local: Poço 11

Bairros: Loteamento Marvão, Mutirão e Piçarra

 

Data: 29 e 30 de outubro

Local: Poço 3

Bairros: Centro, Mutirão, Piçarra, Vila Nova, Trindade, Reffesa, Cohab, Bela Vista

 

Data: 31 de outubro e 1º de novembro

Local: Poço 8

Bairros: Vila Nova, Avenida, Cantinho do Céu, Perpétuo Socorro, Loteamento Portal

 

Data: 3 e 4 de novembro

Local: Poço 2

Bairros: Centro, Mutirão, Piçarra, Vila Nova, Trindade, Reffesa, Cohab, Bela Vista

 

Data: 5 e 6 de novembro

Local: Poço 7

Bairros: Trindade, Reffesa, São Camilo

 

Data: 7 e 8 de novembro

Local: Poço 10

Bairros: Vila Nova, Avenida, Cantinho do Céu, Perpétuo Socorro, Loteamento Portal

 

Data: 10 e 11 de novembro

Local: Poço 6

Bairros: Trindade, Reffesa, Cohab

 

Data: 12 e 13 de novembro

Local: Poço 9

Bairros: Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Cohab

 

Canais de atendimento

E para atender às demandas da população e/ou esclarecer dúvidas, a concessionária disponibiliza canais oficiais de atendimento que funcionam 24 horas por dia, são eles: o 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, o aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.

 

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário