Novembro roxo: HGCC abre Semana da Prematuridade de 2025 com desfile de bebês nesta quinta (6)
5 de novembro de 2025 – 10:12
#HGCC #Novembro Roxo #Prematuridade #saúde #Sesa
Wescley Jorge – Ascom HGCC – Texto
Júlio Lopes – HGCC – Arte gráfica
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abre, nesta quinta-feira (6), às 8h, a 8ª Semana da Prematuridade, com o tema “Todo prematuro é uma promessa de futuro”. O evento marca o início da programação do Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, cujo objetivo é mobilizar profissionais, famílias e a sociedade em torno da importância da assistência integral e humanizada aos bebês prematuros.
A cerimônia de abertura será marcada pela celebração da vida. O destaque vai para o “corredor de palmas”, em que profissionais do hospital recebem, com aplausos, crianças que nasceram prematuras e hoje retornam com suas famílias para celebrar as conquistas. A programação inclui ainda apresentação musical, relatos de mães e pais com histórias de superação, participação das mulheres da Casa da Gestante e um desfile de bebês que nasceram prematuros, mostrando o antes e o depois de cada um.
Referência no cuidado neonatal no Ceará, o HGCC mantém um compromisso contínuo com a qualidade da assistência materno-infantil. A unidade é credenciada na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, integra a Estratégia Qualineo, é referência estadual no Método Canguru e Banco de Leite Humano. A unidade também é referência em emergência obstétrica, que acolhe gestantes de alto risco.
“Cada bebê prematuro é uma história de superação e esperança. A Semana da Prematuridade é um momento para valorizar o trabalho de toda a equipe multiprofissional e reafirmar o compromisso do HGCC com o cuidado humanizado, desde o nascimento até o seguimento ambulatorial”, destaca o diretor-geral do HGCC, Antônio de Pádua Almeida Carneiro.
De janeiro a setembro de 2025, o HGCC registrou 3.043 nascimentos, dos quais 1.119 foram de bebês prematuros. Os dados reforçam a importância da assistência qualificada e do acompanhamento contínuo para garantir o desenvolvimento saudável dessas crianças.
Novembro Roxo
Novembro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre a prematuridade. A cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que definem os pequenos que chegam ao mundo antes das 37 semanas de gestação. Os prematuros enfrentam desafios como dificuldades respiratórias, alimentação inadequada e vulnerabilidade a infecções, o que exige cuidados especializados e atenção integral, disponibilizados pelo Hospital César Cals.
Serviço
Abertura da semana da Prematuridade 2025
Data: 6 de novembro de 2025
Horário: 8h
Local: Jardim interno do HGCC – Avenida Imperador, 545, Centro
Programação – Semana da Prematuridade 2025 (HGCC)
6/11 (quinta-feira) – 8h
Abertura oficial da Semana da Prematuridade
Local: Jardim do HGCC
7/11 (sexta-feira) – 10h
Roda de Conversa – Estimulando a comunicação desde cedo
10/11 (segunda-feira) – 10h
Dinâmica de grupo – Mitos e Verdades
10/11 (segunda-feira) – 14h
Prática em grupo – Iniciativa Hospital Amigo da Criança
11/11 (terça-feira) – 9h
Roda de Conversa – Mães: Acolhimento Materno
12/11 (quarta-feira) – 15h
Dinâmica de Grupo – Pequenos Grandes Passos
12/11 (quarta-feira) – 16h
Roda de Conversa – Orientações à mãe sobre a importância da estimulação precoce para o bebê prematuro
13/11 (quinta-feira)
Prática em grupo – Iniciativa Hospital Amigo da Criança
17/11 (segunda-feira) – 9h
Roda de conversa — Livro Corações Prematuros: autora conversa com mães e pais
