Policial civil conquista primeiro lugar em curso sobre Primeiros Socorros Psicológicos

Publicado em: 05/11/2025 05:32







4 de novembro de 2025 – 13:17
##PCCE #Capacitação #CBMCE #Aesp



Profissionais da segurança pública participaram do Curso de Primeiros Socorros Psicológicos (CPSP), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A capacitação, ocorrida entre os dias 20 e 24 de outubro, abordou técnicas de apoio psicológico em situações de crise e emergência, com foco no acolhimento e estabilização emocional.

A capacitação, que chegou à segunda edição em 2025, em parceria com a Aesp, teve três primeiros colocados, sendo um deles a Oficial Investigadora de Polícia Civil, Neirilene de Oliveira Moreira. Lotada na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), também é psicóloga, especialista em Psicologia e Criminologia e Terapia Cognitiva Comportamental, além de também ser pós-graduanda em Neuropsicologia e representante da PCCE entre os alunos.

Além de Neirilene, outras três policiais civis participaram do treinamento na formação dos alunos. A Delegada Evna América, titular  da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) como conteudista; e as Oficiais Investigadores de Polícia Vanessa Lúcia (Co-Saúde), responsável por um dos módulos da parte teórica; e Juliana de Andrade Vasconcelos (DHPP), como instrutora da parte prática.

Os outros dois primeiros colocados foram o Tenente do Quadro de Oficiais Complementares da Polícia Militar, Tobias Júnior do Bomfim Ferreira e a cabo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Beatriz Câmara Leite.

Durante o curso, os discentes participaram de 40 horas de instruções sobre técnicas de estabilização psicológica e educação emocional para o socorro de vítimas em situações adversas que suscitam crises, contribuindo para o alívio e o acolhimento imediato diante do estresse e do trauma psicológico, bem como para a prevenção de quadros patológicos futuros.

Além disso, a Delegada de Polícia Civil, Évna América, também participou como conteudista do curso, sendo co-autora intelectual de uma das referências bibliográficas exploradas na capacitação. Outras duas OIPs também participaram como instrutoras da formação. 

A formação contou com a participação de servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Força Aérea Brasileira (FAB), das Guardas Municipais de Fortaleza e Eusébio, além de integrantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN).




Fonte: Agência de Notícias do Estado do CE

Compartilhar

Faça um comentário