Prefeitura de Manaus avança em parceria com Sest/Senat e Sistema OCB/AM para elaborar grade de cursos de qualificação do transporte complementar
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 27/10, uma reunião no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no bairro Planalto, zona Centro-Oeste, para alinhar as ações que irão compor o programa de qualificação dos motoristas do transporte complementar.
O encontro reuniu o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, a superintendente do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras no Amazonas (OCB/AM), Cláudia Sampaio, o presidente da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (Fetranorte) e membro do Conselho Regional Norte 1 do Sest/Senat, Francisco Saldanha Bezerra Júnior, e os presidentes das sete cooperativas que integram o sistema complementar da capital.
Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho encarregado de elaborar a grade de cursos e o cronograma das capacitações, que serão conduzidas por profissionais técnicos do IMMU, do Sest/Senat e com colaboração do Sistema OCB/AM. O foco será promover uma formação voltada à humanização no atendimento, condução segura e relacionamento respeitoso com os passageiros.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou a importância do programa e da união das instituições envolvidas. “Estamos aqui para tratar sobre a capacitação dos profissionais do transporte complementar. É um programa que visa melhorar o atendimento à população, com o apoio dos profissionais do Sest/Senat e da OCB, tudo isso para garantir um serviço cada vez melhor aos usuários do transporte complementar de Manaus”, destacou.
O presidente da Fetranorte e conselheiro do Sest/Senat elogiou a iniciativa da prefeitura e reforçou o papel das entidades parceiras.
“O Sest/Senat e a Fetranorte ficam muito satisfeitos com a iniciativa da prefeitura e do IMMU, em qualificar o transporte complementar. É fundamental que esse transporte, tão importante para o sistema, seja humanizado e qualificado. Vai haver investimento nos ônibus e nos ativos, e tenho certeza de que será um sucesso para a cidade de Manaus, ainda mais gerida pelo prefeito David Almeida. O Sest/Senat tem expertise em qualificar pessoas, e assim será. Fico muito satisfeito com essa parceria”, disse Francisco Saldanha Bezerra Júnior.
Um dos presidentes mais antigos de cooperativas, Venício de Araújo da Cooperativa de Permissionários em Transporte Alternativo (Cooptran), reforçou que o principal objetivo é transformar o comportamento dos condutores por meio da empatia e do respeito. “O motorista precisa entender que dirige vidas, não apenas veículos. É fundamental que tenha mais cuidado na condução, saiba tratar com respeito os idosos e as crianças, e ofereça um atendimento mais humano e acolhedor a todos os passageiros”, pontuou.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso em valorizar os profissionais do transporte complementar, garantindo à população um serviço mais qualificado, humano e eficiente, em parceria com instituições reconhecidas pela excelência na formação e capacitação do setor de transporte.
— — —
Texto e fotos – Marcelo Lima/IMMU
