Cirurgias de alta complexidade no Hospital Justino Luz renovam a esperança de vida de muitos piauienses
A Secretaria da Saúde (Sesapi) tem investido na implantação de tecnologias modernas e na realização de cirurgias de alta complexidade nas unidades da rede estadual, o que possibilitou reduzir a fila de espera por procedimentos para menos de sessenta dias — 50,93 (dias), dados atualizados até esta sexta-feira (7).
O Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos, é uma das unidades que se destacam como referência em saúde pública no interior do Piauí e na realização de procedimentos de alta complexidade. As cirurgias realizadas na unidade vêm transformando a realidade de milhares de piauienses que, antes, precisavam se deslocar até a capital. Atualmente, a fila de espera por um procedimento cirúrgico eletivo no hospital é de apenas 27,9 dias.
Um dos pacientes beneficiados pelos serviços do Justino Luz é o administrador Raimundo Nonato da Silva, de 38 anos, natural de São José do Piauí. Após sofrer um acidente de moto em 8 de março de 2025, Raimundo ficou internado por cerca de 30 dias no hospital, onde passou por uma cirurgia neurológica para reduzir o inchaço no cérebro.
“O primeiro atendimento foi na UPA de Picos, e depois ele seguiu para o Justino. Lá, ficou 20 dias na UTI e fez uma cirurgia para tirar o inchaço da cabeça, que deixou uma deformação, mas o ajudou a reviver. Só de saber que ele conseguiu fazer tudo isso perto de casa nos deixou mais aliviados, porque só de pensar em ir para Teresina a gente já ficava agoniada. Ter um hospital tão bom por perto é muito importante. Foi tão bom que, com oito dias em casa, meu irmão já estava andando — e olhe que a gente nem tinha tanta esperança”, relata Rosa Maria, irmã de Raimundo, que o acompanhou durante todo o tratamento.
Para melhorar ainda mais a qualidade de vida de Raimundo Nonato, foi realizada uma cirurgia de cranioplastia — procedimento de reconstrução do crânio. Ele deu entrada no processo de cirurgia eletiva em abril deste ano e foi chamado para operar em junho, mas, devido a complicações de uma trombose, o procedimento precisou ser reagendado para o mês seguinte.“Infelizmente ele não conseguiu fazer a cirurgia em junho, porque teve uma trombose, mas em julho conseguiu realizar o preenchimento, que ajudou tanto na aparência quanto na proteção do cérebro. Tomei um susto quando me ligaram tão rápido para ele operar. É uma esperança de vida ter uma cirurgia tão avançada num hospital tão perto de casa. Só o fato de não precisar ir para Teresina, para ter um serviço tão bom, já é uma bênção”, destaca Rosa Maria.

Investimentos da Sesapi na redução do tempo de espera por cirurgias eletivas
“Essa nova fase representa não apenas um avanço técnico, mas também a renovação da esperança de vida para inúmeras famílias em nosso Piauí”, afirma o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.
Os investimentos da Sesapi na redução do tempo de espera por cirurgias eletivas, hoje abaixo de 60 dias, reforçam o compromisso do Governo do Piauí em levar saúde de qualidade para mais perto dos piauienses — como no caso de Raimundo Nonato.
“Agora quero voltar a trabalhar e fazer um concurso para professor, porque, graças a Deus e a todos que trabalham no Justino Luz, estou bem”, conta Raimundo Nonato, que é administrador e licenciado em Matemática.
