Deputada Débora Menezes participa da 2ª edição da Fecriança em Alagoas e reforça união nacional pelo enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
A deputada Débora Menezes (PL/AM) participou, na quarta-feira (5/10), da 2ª edição da Frente Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fecriança), realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALEA).
O evento, promovido pela União Nacional dos Legisladores (Unale), em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, a Frente Parlamentar Feminina e a Comissão da Criança, Adolescente e Direitos da Mulher da ALEA, teve como tema “Cuidar, Proteger e Garantir: enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”.
A Fecriança é uma iniciativa que reúne parlamentares de diversos estados, especialistas e representantes de instituições públicas e da sociedade civil, com o objetivo de estimular o intercâmbio de políticas públicas e fortalecer a rede nacional de proteção infantojuvenil, por meio da troca de experiências e do debate sobre práticas que têm dado resultados no combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante o evento, a deputada Débora Menezes apresentou as ações desenvolvidas no Amazonas pela Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente, que em menos de um ano já alcançou milhares de pessoas em ações de prevenção realizadas em escolas, comunidades e instituições públicas.
A parlamentar destacou o Programa Ronda Guardiã, inspirado no Ronda Maria da Penha, voltado à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas e aguardando sanção do governador, prevê viaturas caracterizadas, equipes treinadas e policiamento especializado para dar resposta rápida a situações de risco envolvendo o público infantojuvenil.
Débora Menezes informou que já tem emenda destinada para a compra das viaturas e a capacitação dos policiais que atuarão no programa.
A deputada também ressaltou a importância de investir na escuta qualificada, destacando que essa foi uma das primeiras ações da Procuradoria para formar uma base sólida de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas.
O investimento já garantiu a capacitação de centenas de profissionais da rede de proteção, entre psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e educadores, fortalecendo o atendimento direto às crianças e adolescentes.
“É muito importante que os estados troquem experiências e unam esforços. Quando compartilhamos políticas que estão dando certo, fortalecemos a rede de proteção em todo o país. No Amazonas, a Procuradoria da Criança e do Adolescente já alcançou milhares de pessoas em menos de um ano, com ações de prevenção sobre saúde da mente, bullying, crimes cibernéticos e todos os tipos de violência. Também estamos nas comunidades, orientando pais, mães e responsáveis sobre as novas formas de risco e mostrando que proteger a infância é um dever coletivo”, destacou Débora Menezes.
A parlamentar amazonense já havia participado da primeira edição da Fecriança, realizada em maio de 2025, em Brasília, durante o lançamento oficial da frente pela Unale. Desde então, vem atuando pela criação de políticas integradas de prevenção à violência e fortalecimento dos vínculos familiares, com foco na infância e na adolescência.
O evento contou com a presença da presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos/RJ); da presidente da Procuradoria da Mulher da ALE, deputada Fátima Canuto (MDB); da coordenadora da Fecriança em Sergipe, deputada Maísa Mitidiere (PSD/SE); além de parlamentares e representantes de entidades e instituições que integram a rede de proteção.
