Governo do Estado e Fapesc impulsionam pesquisa em energia com novo laboratório do IFSC em Jaraguá do Sul

Publicado em: 07/11/2025 01:34

Comunidade acadêmica e autoridades celebraram juntas a inauguração do novo laboratório do IFSC Jaraguá do Sul — um espaço que promete gerar ainda mais energia para a pesquisa e a inovação – Foto: Leonardo Barbosa / Fapesc

Com o objetivo de fortalecer a infraestrutura científica e tecnológica nas áreas de sistemas de energia, controle, instrumentação, eletrônica de potência, geração, transmissão e distribuição, foi inaugurado nesta quinta-feira, 6, com a presença de alunos, autoridades, professores, pesquisadores e da comunidade em geral, o Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Energia Elétrica do IFSC Jaraguá do Sul.

O laboratório, resultado do projeto “Fortalecimento da infraestrutura de pesquisa do IFSC para análise de sistemas de energia distribuída em um contexto de mudanças climáticas”, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) no âmbito do Programa MultiLab SC e recebeu fomento de R$ 705 mil para a aquisição de um sistema de simulação em tempo real para sistemas eletroeletrônicos.

Representando o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, a diretora de Ciência e Tecnologia da fundação, Valeska Daniela Tratsk, destacou que o novo laboratório do IFSC em Jaraguá do Sul reflete o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jorginho Mello, em promover a inovação com base nas demandas reais das regiões catarinenses.

“Cada investimento como este fortalece o papel das instituições de ensino como agentes de transformação regional. Quando pesquisadores e alunos têm acesso a uma infraestrutura de ponta, como a proporcionada pelo Programa MultiLab SC, conseguem desenvolver soluções que dialogam diretamente com os desafios locais — seja em energia, sustentabilidade ou novas tecnologias. Essa é a essência do programa: fomentar a ciência aplicada e aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades da sociedade catarinense”, afirmou.

De acordo com o reitor do IFSC, Zízimo Moreira Filho, a inauguração do laboratório é de grande relevância.

“Este ato representa mais um passo concreto no fortalecimento da pesquisa aplicada e da inovação em Santa Catarina. É mais um laboratório em parceria com a Fapesc, que não tem medido esforços para fomentar a ciência catarinense. Nós, como instituição de ciência e tecnologia, estamos muito felizes com esse espaço, que será útil não só no ensino, na pesquisa e na extensão, mas também trará oportunidades para toda a região. E com o DNA do IFSC nisso, só nos enche de orgulho”, declarou.

Sobre o laboratório

Com 50 m², o espaço é voltado às áreas de Engenharia Elétrica, com foco em sistemas de energia, controle, instrumentação, eletrônica de potência, geração, transmissão e distribuição. O laboratório apoia o desenvolvimento de pesquisas avançadas e pode ser utilizado por alunos e pesquisadores, contribuindo para a formação acadêmica e para o avanço científico na área de sistemas de energia.

Para o professor Rodrigo Trentini, coordenador do laboratório, o apoio do Programa MultiLab foi decisivo para a consolidação do espaço e o avanço das pesquisas no campus.

“O programa foi fundamental, especialmente por sermos um campus de pequeno porte. Os recursos utilizados para a aquisição dos equipamentos dificilmente seriam obtidos apenas por meio do IFSC. Com essa infraestrutura, já fomos contemplados no edital Universal da Fapesc, e nossa equipe vem desenvolvendo projetos que em breve devem gerar novos resultados, incluindo artigos em revistas científicas internacionais”, explicou Trentini.

O professor destaca ainda que os equipamentos adquiridos com o apoio do MultiLab já contribuíram diretamente para conquistas concretas: um dos artigos produzidos com o uso dessa infraestrutura recebeu premiação em evento científico, reforçando a importância do investimento para o fortalecimento da pesquisa aplicada no IFSC.

Sobre o MultiLab SC

Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.

Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Compartilhar

Faça um comentário