Sesapi participa da segunda edição do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância do Piauí

Publicado em: 06/11/2025 00:07

O Governo do Estado do Piauí deu início, nesta quarta-feira (5), à segunda edição do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, iniciativa voltada à formação de gestores e líderes públicos. A abertura contou com a presença do governador Rafael Fonteles e da coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles.

O curso, realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line, segue até o dia 19 de novembro. Seu principal objetivo é capacitar gestores municipais para desenvolver, implementar e monitorar políticas públicas voltadas à primeira infância de forma integrada, baseada em evidências e orientada a resultados.

Os conteúdos abordam temas que vão desde os fundamentos científicos do desenvolvimento infantil e os impactos econômicos do investimento na infância, até estratégias de governança colaborativa, planejamento orçamentário, intersetorialidade, liderança pública e proteção dos direitos de crianças em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Ascom Sesapi

Para Paula Martins, coordenadora de monitoramento e avaliação do projeto Carretinha da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o curso representa uma oportunidade de aprimoramento e integração das ações já realizadas pela pasta. “Atuamos hoje com várias ações voltadas para a primeira infância, através da Carretinha da Saúde, das ações de imunização e também da redução da mortalidade materno-infantil. Então, vai ser um momento muito rico, onde a gente vai conseguir aprimorar as nossas práticas voltadas para a primeira infância do do Piauí”, enfatizou.

Fonte: Ascom Sesapi

O Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância do Piauí é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a FGV Projetos, a Fundação Van Leer e a Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A iniciativa reforça o compromisso do Piauí com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças piauienses.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, ressalta a qualidade do corpo docente e a relevância da formação.”O curso é estruturado em módulos temáticos, nas áreas de gestão pública, economia, neurociência, urbanismo, liderança e direitos da criança. Além das aulas, a programação inclui workshops práticos, momentos de integração intersetorial e o desenvolvimento de um projeto final, que estimula a aplicação dos conhecimentos adquiridos na realidade dos municípios piauienses”, finaliza.

Fonte: Ascom Sesapi

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário